1113

(PUC-MG 2014) As questões 1 a 2 referem-se ao infográfico e ao texto a seguir reproduzidos, publicados, respectivamente, nas revistas Veja e Época. Examine-os atentamente antes de responder a elas.


Mitos sobre o Bolsa Família
           No Brasil, cerca de 80 milhões estão nas classes D e E. Sofrem com privações materiais ou com a ameaça delas. Deve-se sempre discutir como aplicar melhor os recursos públicos para combater esse problema. São descabidas, porém, algumas opiniões frequentes, em geral preconceituosas, sobre o Bolsa Família. Para dirimir as dúvidas, nada melhor que os fatos.
           Um estudo publicado na semana passada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o Bolsa Família respondeu por 28% da redução da pobreza, como faz parecer a propaganda do governo. Mas o mesmo estudo revela que também é incorreto pensar que o Bolsa Família drena riqueza. Segundo a pesquisa, ele traz mais do que retira. Dá segurança econômica a famílias pobres e estimula consumo, produção e emprego. Cerca de 80% dos adultos beneficiados trabalham, e 12% das famílias cadastradas desde 2003 deixaram o programa ao atingir renda superior. No inferno do gasto público, certamente há demônios bem mais assustadores do que o Bolsa Família.
(Época, 21 out. 2013, p. 12.) 


1.
I. O texto publicado em Época avalia negativamente o modo como o governo costuma gerenciar seus recursos financeiros.
II. Verifica-se uma grande divergência entre as duas publicações no que tange ao número de pessoas que deixaram espontaneamente o programa.
III. Segundo o texto de Época, a propaganda governamental sugere que a redução da pobreza foi maior que a efetivamente verificada.
Tendo em conta as afirmativas acima, são INCORRETAS:
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.

2.
I. Um dos mitos apontados por Época consiste em afirmar que a maioria dos adultos beneficiados pelo Bolsa Família prefere viver no ócio.
II. Em função do programa, o número de miseráveis no Brasil reduziu-se a cerca de um terço do que era no início deste século.
III. Ao final do período avaliado, eram beneficiários do Bolsa Família, aproximadamente, um em cada quatro brasileiros.
Tendo em conta as afirmativas acima, são CORRETAS:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III. 

Resposta:
1. b
2. d

Comentários