387

(PUC-SP 2013) “A descoberta da América talvez tenha sido o feito mais espantoso da história dos homens: abria as portas de um novo tempo, diferente de todos os outros. Entretanto, o achado não foi, de imediato, apreendido na sua novidade.”
Laura de Mello e Souza. O Diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 21. Adaptado.

O texto

a) afirma que “A descoberta da América talvez tenha sido o feito mais espantoso da história dos homens”porque, antes disso, ninguém jamais ousara viajar de um continente a outro.
b) caracteriza a conquista da América como “espantosa”porque ela ocorreu casualmente, uma vez que os europeus não pretendiam buscar novas terras, nem acreditavam na sua existência.
c) afirma que a chegada dos europeus à América “abria as portas de um novo tempo” porque permitiu a internacionalização do comércio e a invenção de formas obrigatórias de trabalho.
d) caracteriza a conquista da América como produto de um tempo “diferente de todos os outros”porque, pela primeira vez, os europeus recorreram à violência para dominar novas terras.
e) afirma que “o achado não foi, de imediato, apreendido na sua novidade”, entre outros motivos, porque alguns viajantes europeus acreditavam que haviam chegado ao Oriente.

Resposta:
e

Comentários