203

(UFRJ) "Que nunca percam de vista o Soberano e a Nação o fato da terra ser a única fonte das riquezas e que a agricultura as multiplica. Que a propriedade dos bens de raiz e das riquezas mobiliárias seja assegurada aos seus possuidores legítimos, pois a segurança de propriedade é o fundamento essencial da ordem econômica da Sociedade. (...) Que seja mantida a inteira liberdade de comércio; pois a política de comércio interior e exterior mais segura, mais exata, mais proveitosa à Nação e ao Estado consiste na plena liberdade de concorrência."
(François Quesnay, "Maximes Generales du Gouvernement Economique.") 

As idéias de Quesnay, médico do rei francês Luís XV, explicitam as bases da Fisiocracia, pensamento econômico do século XVIII, crítico do Mercantilismo praticado na Europa até então. 

a) Retire do texto uma passagem em que se verifica contradição com as práticas mercantilistas.
 
b) Apresente uma relação entre Fisiocracia e Iluminismo.

Resposta: a)[...]"Que seja mantida a inteira liberdade de comércio, pois a política de comércio interior e exterior mais segura, mais exata, mais proveitosa à Nação e ao Estado, consiste na plena liberdade de concorrência."[...] 

b) Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes.

Comentários

Postar um comentário

Você tem alguma dica para esta questão? Compartilhe seus conhecimentos com outros estudantes: