Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2013

466

(ENEM 2013) Para o reflorestamento de uma área, deve-se cercar totalmente, com tela, os lados de um terreno, exceto lado margeado pelo rio, conforme a figura. Cada rolo de tela que será comprado para confecção da cerca contém 48 metros de comprimento.
A quantidade mínima de rolos que deve ser comprada para cercar esse terreno é

a) 6.
b) 7.
c) 8.
d) 11.
e) 12.

465

(ENEM 2013) Uma loja acompanhou o número de compradores de dois produtos, A e B, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2012. Com isso, obteve este gráfico:
A loja sorteara um brinde entre os compradores do Produto A e outro brinde entre os compradores do produto B. Qual a probabilidade de que os dois sorteados tenham feito suas compras em fevereiro de 2012?

a) 1/20
b) 3/242
c) 5/22
d) 6/25
e) 7/15

464

(ENEM 2013) Em certo teatro, as poltronas são divididas em setores.A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas.
A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é

a) 17/70
b) 17/53
c) 53/70
d) 53/17
e) 70/17

463

(ENEM 2013) A cidade de Guarulhos (SP) tem o 8° PIB municipal do Brasil, além do maior aeroporto da América do Sul. Em proporão, possui a economia que mais cresce em indústrias, conforme mostra o gráfico.

Analisando os dados percentuais do gráfico, qual a diferença entre o maior e o menor centro em crescimento no polo das indústrias?

a) 75,28
b) 64,09
c) 56,95
d) 45,76
e) 30,07

462

(ENEM 2013) A Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala 1 : 25 000, por um período de cinco dias.
Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase de implantação do programa?

a) 4
b) 8
c) 16
d) 20
e) 40

461

(ENEM 2013) O Índice de eficiência utilizado por um produtor de leite para qualificar suas vacas é dado pelo produto do tempo de lactação (em dias) pela produção média diária de leite (em kg), dividido pelo intervalo entre partos (em meses). Para esse produtor, a vaca é qualificada como eficiente quando esse Índice é, no mínimo, 281 quilogramas por mês, mantendo sempre as mesmas condições de manejo (alimentação, vacinação e outros). Na comparação de duas ou mais  vacas, a mais eficiente é a que tem maior Índice.
A tabela apresenta os dados coletados de cinco vacas:
Após a análise dos dados, o produtor avaliou que a vaca mais eficiente é a

a) Malhada
b) Mamona
c) Maravilha
d) Mateira
e) Mimosa

460

(ENEM 2013) Em um sistema de dutos, três canos iguais, de raio externo 30 cm, são soldados entre si e colocados dentro de um cano de raio maior, de medida R. Para posteriormente ter fácil manutenção, é necessário haver uma distancia de 10 cm entre os canos soldados e o cano de raio maior. Essa distancia é garantida por um espaçador de metal, conforme a figura:
Utilize 1,7 como aproximação para raiz de três. O valor de R, em centímetros, é igual a

a) 64,0
b) 65,5
c) 74,0
d) 81,0
e) 91,0

459

(ENEM 2013) Um comerciante visita um centro de vendas para fazer cotação de preços dos produtos que deseja comprar. Verifica que se aproveita 100% da quantidade adquirida de produtos do tipo A, mas apenas 90% de produtos do tipo B. Esse comerciante deseja comprar uma quantidade de produtos, obtendo o menor custo/benefício em cada um deles. O quadro mostra o preço por quilograma, em reais, de cada produto comercializado.
Os tipos de arroz, feijão, soja e milho que devem ser escolhidos pelo comerciante são, respectivamente,

a) A, A, A, A.
b) A, B, A, B.
c) A, B, B ,A.
d) B, A, A, B.
e) B, B, B, B.

458

(ENEM 2013) Uma torneira não foi fechada corretamente e ficou pingando, da meia-noite às seis horas da manhã, com a frequência de uma gota a cada três segundos. Sabe-se que cada gota d’agua tem volume de 0,2 mL. Qual foi o valor mais aproximado do total de água desperdiçada nesse período, em Iitros?

a) 0,2
b) 1,2
c) 1,4
d) 12,9
e) 64,8

457

(ENEM 2013) Um banco solicitou aos seus clientes a criação de uma senha pessoal de seis dígitos, formada somente por algarismos de 0 a 9, para acesso à conta corrente pela internet.
Entretanto, um especialista em sistemas de segurança eletrônica recomendou à direção do banco recadastrar seus usuários, solicitando, para cada um dele, a criação de uma nova senha com seis dígitos, permitindo agora o uso das 26 letras do alfabeto, além dos algarismos de 0 a 9. Nesse novo sistema, cada letra maiúscula era considerada distinta de sua versão minúscula. Além disso, era proibido o uso de outros tipos de caracteres.
Uma forma de avaliar uma alteração no sistema de senhas é a verificação do coeficiente de melhora, que é a razão do novo número de possibilidades de senhas em relação ao antigo.

O coeficiente de melhora da alteração recomendada é

a) 62⁶/10⁶
b) 62!/10!
c) (62! 4!)/(10! 56!)
d) 62!-10!
e) 62⁶-10⁶

456

(ENEM 2013) As notas de um professor que participou de um processo seletivo em que a banca avaliadora era composta por cinco membros, são apresentadas no gráfico. Sabe-se que cada membro da banca atribuiu duas notas ao professor, uma relativa aos conhecimentos específicos da área de atuação e outra, aos conhecimentos pedagógicos, que a média final do professor foi dada pela média aritmética de todas as notas atribuídas pela banca avaliadora.
Utilizando essa banca avaliadora resolveu descartar a maior e menor nota atribuídas ao
professor. A nova média em relação à média anterior, é

a) 0,25 ponto maior
b) 1,00 ponto maior
c) 1,00 ponto menor
d) 1,25 ponto maior
e) 2,00 pontos menor

455

(ENEM 2013) As torres Puerta de Europa são duas torres inclinadas uma contra a outra, construídas numa avenida de Madri, na Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical e elas têm, cada uma, uma altura de 114 m (a altura é indicada na figura como o segmento AB). Estas torres são um bom exemplo de um prisma oblíquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.
Utilizando 0,26 como valor aproximado para a tangente de 15° e duas casas decimais nas operações, descobre-se que a área da base desse prédio ocupa na avenida um espaço

a) menor que 100 m².
b) entre 100 m² e 300 m².
c) entre 300 m² e 500 m².
d) entre 500 m² e 700 m².
e) maior que 700 m².

454

(ENEM 2013) Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido o perdão e tendo feito correções, viremos agora a página – não para esquecê-lo mas para não deixa-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.
Desmond Tutu, no encerramento da comissão da verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camera.leg.br. Acesso em : 17 dez. 2012 (adaptado).

No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na Africa do Sul à recuperação de um legado

a) Populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
b) Totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
c) Segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
d) Estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
e) Fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

453

(ENEM 2013)
TEXTO I
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). 
TEXTO II
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que geram empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.
LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br Acessado em: 25 agu. 2011 (adaptado). 

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso
acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

a)Redução do inchaço urbano e à critica ao minifúndio camponês.
b) Ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado esterno.
c) Contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.
d) Privatização de empresas estatais a ao estímulo ao crescimento econômico.
e) Correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio

452

(ENEM 2013)
Pensar la Iengua del siglo XXI
           Aceptada Ia dicotomía entre “español generaI” académico y “españoI periférico" americano, Ia capacidad financiera de Ia Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (Ia Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son Io mismo: la unidad ha existido siempre y con ella la variedad de la Iengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación Ileva a la pérdida de las diferencias culturales que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra.
           Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblo aborígenes, Ia explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre si, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la Iengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. EI español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La Iengua del siglo XXI es, por eso, una Iengua pluricéntrica.
LARA, L. F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.

O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar que

a) As especificidades culturais rompem com a unidade hispânica.
b) As variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural.
c) A unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica
d) A consolidação das diferenças da língua prejudica sua projeção mundial.
e) A unificação da língua enriquece a competência linguística dos falantes.

451

(ENEM 2013) Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
Coroação do Rei do Congo em Santo Amro. Bahia ap ud DEL PRIORE. M Festas e Utopias no Brasil Colonial. In: CATELLI JR. R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo. Brasiliense. 1994 (adaptado)

Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de

a) Exclusão social
b) Imposição religiosa
c) Acomodação política
d) Supressão simbólica
e) Ressignificação cultural

450

(ENEM 2013)
Disponível em: http://BP. blogspot.com. Acesso em: 24 ago. 2011.

Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é:

a) Controlar a erosão laminar
b) Preservar as nascentes fluviais
c) Diminuir a contaminação química
d) Incentivar a produção transgênica
e) Implantar a mecanização intensiva

449

(ENEM 2013) A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos esses atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES, A Politica. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:

a) Busca por bens materiais e títulos de nobreza.
b) Plenitude espiritual e ascese pessoal.
c) Finalidade das ações e condutas humanas.
d) Conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
e) Expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

448

(ENEM 2013) Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a. C, porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas  – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000

a) Adoção do sufrágio universal masculino
b) Extensão da cidadania aos homens livres.
c) Afirmação de instituições democráticas.
d) Implantação dos direitos sociais.
e) Tripartição dos poderes políticos.

447

(ENEM 2013)
A charge revela uma critica aos meios de comunicação. Em especial a Internet, porque

a) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais de relacionamentos.
c) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

446

(ENEM 2013) O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode
chama-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chama-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada: a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM, J. O Panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos:

a) Religiosos, que se constituem como um olho divino controlador de tudo que vê.
b) Ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida.
c) Repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.
d) Sutis, que adestramos corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.
e) Consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.

445

(ENEM 2013) Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
Duby, G. Ano 1000 ano 2000 na pista dos nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)

Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de

a) Mercantilização das crenças religiosas
b)Transformação das representações sociais.
c) Disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã.
d) Diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico.
e) Amadurecimento da consciência ligada a civilização moderna.

444

(ENEM 2013) Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o poder de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espirito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).

A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo politico em que haja:

a) Exercício de tutela sobre atividades jurídicas e politicas.
b) Consagração do poder politico pela autoridade religiosa.
c) Concentração do poder nas mãos de elites técnico-cientificas.
d) Estabelecimento de limites dos atores públicos e às instituições do governo.
e) Reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.

443

(ENEM 2013) Um gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do logotipo.
Bercito, D. Google muda tratamento de territórios palestinos. Folha de S. Paulo, 4 maio 2013 (daptado).

O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o:

a) Surgimento de um país binacional
b) Fortalecimento de movimentos antissemitas
c) Esvaziamento de assentamentos judaicos
d) Reconhecimento de uma autoridade jurídica
e) Estabelecimento de fronteiras nacionais

442

(ENEM 2013)
A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a

a) Extinção dos partidos nanicos.
b) Retomada dos partidos estaduais.
c) Adoção do bipartidarismo regulado.
d) Superação do fisiologismo tradicional.
e) Valorização da representação parlamentar.

441

(ENEM 2013)
Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Honk-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[...]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
NTUNES, A Disponível em: www.radio.uol.com.br Acesso em: fev 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

440

(ENEM 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York, e Ace Ventura: um maluco na África; a África parece um lugar cheio de tribos doidas rituais de desenho animado. A animação O Rei Leão da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.oul.com.br. Acesso em 17/04/2010.

A produção cinematográfica referido no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:

a) A história e a natureza.
b) O exotismo e as culturas
c) A sociedade e a economia.
d) O comércio e o ambiente.
e) A diversidade e a política.

439

(ENEM 2013)
Disponível em: http://ensino.univates.br. Acesso em 11 maio 2013 (adaptado)

Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:

a) Origem der matéria prima.
b) Qualificação da mão de obra.
c) Velocidade de processamento.
d) Necessidade de armazenamento.
e) Amplitude do mercado consumidor.

438

(ENEM 2013) Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho muitas vezes é maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mas direto.
SENNETT,R A corrosão do caráter: consequências pessoais do novo capitalismo.Rio de Janeiro : Record, 1999 ( adaptado)

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que:

a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais.
b) as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico.
c) os procedimentos de terceirização sejam aprimoradas pela qualificação profissional.
d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional.
e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

437

(ENEM 2013) Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações
indispensáveis e correspondem a um estagio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade–fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.
MARX, K. Prefacio à critica da economia política. In: MARX, K; ENGELS, F. Textos 3. São Paulo: Edições Socias, 1977 (adaptado).

Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:

a) O proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.
b) O trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
c) A consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano.
d) A autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico.
e) A burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.

436

(ENEM 2013) Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta,
ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...
(Cunha, E. Os sertões. Disponível em HTTP://pt.scribd.com. Acesso em 2 jun. 2012)

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na:

a) composição de vegetação xerófila.
b) formação de florestas latifoliadas.
c) transição para mata de grande porte.
d) adaptação à elevada salinidade.
e) homogeneização da cobertura perenifólia.

435

(ENEM 2013)
PEDERNEIRAS, R. Revista da Semana, ano 35, n. 40, 15 set. 1934. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através das caricaturas (1840–2001). Rio de Janeiro. Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.


Na imagem da década der 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a
 
a) Redivisão do trabalho doméstico.
b) Liberdade de orientação sexual.
c) Garantia da equiparação salarial.
d) Aprovação do direito ao divórcio.
e) Obtenção da participação eleitoral.

434

(ENEM 2013) No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entres os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados palas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por forma de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderiam coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M.C.P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura.Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descritas no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que:

a) distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.
b) aspirações cosmopolitas de elite impediam a realização da festa fora dos clubes.
c) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
d) tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
e) perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.

433

(ENEM 2013) Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “política dos governadores”. Em círculos concêntricos esse sistema vem cumular no próprio poder central que é o sol do nosso sistema.
PRADO, P. Retrato do Brasil, Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

A crítica presente no texto remete ao acordo que fundamentou o regime republicano brasileiro durante as três primeiras décadas do século XX e fortaleceu o (a)

a) Poder militar, enquanto fiador da ordem econômica.
b) Presidencialismo, com o objetivo de limitar o poder dos coronéis.
c) Domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa.
d) Intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais.
e) Isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.

432

(ENEM 2013) Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responda-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil junta-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e quanto lhes fazem bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da analise histórica do comportamento humano eu suas relações sócias e políticas, Maquiavel define o homem como ser

a) Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
b) Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.
c) Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
d) Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portanto seus direitos naturais.
e) Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

431

(ENEM 2013) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transporte, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizentes com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D.M. O papel dos transportes na expansão das fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Território. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado)

A necessidade de modais de transportes interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

a) Variações climáticas no território, associadas à interiorização da população.
b) Grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transportes.
c) Formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) Proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) Diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

430

(ENEM 2013) As brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.
Souza, I. I. A Guerra Civil europeia. História Viva n. 70 2009. ( fragmento)

A guerra civil espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o (a):

a) Crítica ao stalinismo.
b) Combate ao fascismo.
c) Rejeição ao federalismo.
d) Apoio ao corporativismo.
e) Adesão ao anarquismo.

429

(ENEM 2013)
O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

a) Decréscimos da população absoluta.
b) Redução do crescimento vegetativo.
c) Diminuição da proporção de adultos.
d) Expansão de políticas de controle da natalidade.
e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

428

(ENEM 2013)
O canto triste dos conquistados:
Os últimos dias de Tenochtitlán

Nos caminhos jazem dardos quebrados;
Os cabelos estão espalhados.
Destelhadas estão as casas,
Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido,
Nos escudos esteve nosso resguardo,
Mas os escudos não detêm a desolação...
PINSKY, J. et al. História da América através de textos.São Paulo: contexto, 2007 (fragmento).

O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao (à)

a)Tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
b) Tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.
c) Extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
d) Dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
e) Profetização das consequências da colonização da América.

427

(ENEM 2013) De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porem a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salva esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

a) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
b) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
c) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
d) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
e) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.

426

(ENEM 2013) TEXTO I
Há algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessária tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.
DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo, Abril Cultural, 1973 (adaptado).

TEXTO II
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela duvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria duvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.
SILVA, F.L.Descartes: a metafisica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Exposição e a analise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical
do conhecimento deve -se:

a) Retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade.
b) Questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.
c) Investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos.
d) Buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados.
e) Encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.

425

(ENEM 2013) No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como paisagem Cultural.A candidatura, apresentada pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que a “a paisagem carioca é a mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a  preservação da sua paisagem cultural.
Disponível em: www.cultura.gov.br. Acesso em 7 mar. 2013 (adaptado) 

O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da

a) Presença do corpo artístico local.
b) Imagem internacional da metrópole.
c) Herança de prédios da ex-capital do país.
d) Diversidade de culturas presente na cidade.
e) Relação sociedade-natureza de caráter singular

424

(ENEM 2013) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transporte, saúde, energia, água, etc. Ainda que o rumo  tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todos essas necessidades, o território foi e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis. Vozes , 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

a) Crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) Direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande numero de serviços.
c) Delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) Implantação de políticas publicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) Reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

423

(ENEM 2013)
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela:

a) Fertilização natural dos solos.
b) Expansão da fronteira agrícola.
c) Intensificação da migração de retorno.
d) Homologação de reservas extrativistas.
e) Concentração histórica da urbanização.

422

(PROFMAT 2013) Uma pessoa vai visitar cinco locais na cidade do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Teatro Municipal, Candelária e Jardim Botânico. De quantas maneiras diferentes pode planejar a sequência das cinco visitas, se não quiser começar nem terminar pelo Jardim Botânico?

a) 36
b) 72
c) 96
d) 120
e) 240

421

(FGV-SP 2010) Desde meados dos anos de 1960, as mulheres ingressaram de modo mais destacado no mercado de trabalho. Após décadas desse fato, pode-se afirmar que,

a) depois das cotas femininas dos partidos políticos, houve um equilíbrio de gênero na indicação de líderes, pois as mulheres passaram a candidatar-se a cargos eletivos em todo o mundo.
b) mesmo quando possuem a mesma escolaridade que os homens, recebem salários mais baixos e não chegam, na mesma proporção que eles, a postos de comando em empresas.
c) apesar do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ela é menor no segmento informal, como evidencia a carência de empregadas domésticas nos grandes centros urbanos.
d) ainda que elas tenham se tornado mais independentes, falta-lhes experiência em cargos de gestão, em função dos afazeres domésticos que predominam em seu cotidiano.
e) depois da queda das taxas de natalidade, elas passaram a ser estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, para aumentar o crescimento populacional.

420

(FGV-SP 2010) O processo de valorização da terra urbana obedece a uma lógica singular que

a) considera a presença de serviços urbanos junto ao empreendimento.
b) prescinde de fatores locacionais, depois da invenção do carro.
c) exclui a posição do terreno, graças ao uso da informática.
d) independe do mercado financeiro e do tamanho do terreno.
e) identifica na expansão urbana o único vetor que define o preço.

419

(FGV-SP 2010) "As tecnologias interativas computadorizadas têm desempenhado um papel importante na criação de cenários e imaginários globais."
Saskia Sassen. Sociologia da Globalização, 2010. Adaptado.

 Podem ser citados como exemplos que confirmam o texto

 a) os governos multilaterais.
 b) as lojas de comida rápida.
 c) os carros mundiais.
 d) as moedas supranacionais.
 e) as redes sociais da internet

418

(FGV-SP 2010) "As convenções internacionais têm sido muito bem utilizadas como expressão de países com menor peso no sistema internacional. Em alguns casos, os documentos expressam vitórias importantes de países pobres, que conseguem salvaguardar parte de seus interesses, o que certamente não ocorreria se as decisões fossem definidas por meio de ações militares."
Wagner C. Ribeiro. Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais, 2010. Adaptado.

 As convenções internacionais de meio ambiente expressam princípios que confirmam o texto, como o da

a) sustentabilidade, que determina a redução do consumo dos países ricos e o aumento nos países de renda mais baixa.
b) precaução, que impõe aos países ricos o envio de tropas aos países pobres quando são invadidos por potências nucleares.
c) responsabilidade comum, porém diferenciada, que autoriza países pobres a não reduzirem suas emissões de gases estufa.
d) segurança ambiental, que garante o suprimento de água em um país pobre, a partir de resolução do Conselho de Segurança da ONU.
e) justiça ambiental, que permite a países pobres cobrarem indenizações de empresas transnacionais em caso de quebra de contrato.

417

(FGV-SP 2010) Analise o mapa
A partir do mapa, pode-se afirmar que a

a) África mantém relações comerciais simétricas com a Europa Ocidental, mas exporta mais à América do Norte do que dela importa.
b) Europa do Leste mantém relações comerciais simétricas com a Europa Ocidental, mas importa mais da Ásia do que para ela exporta.
c) Ásia mantém relações comerciais assimétricas com a América do Sul e do Norte, pois a importação é maior que a exportação.
d) Europa Ocidental mantém relações comerciais simétricas com os países do Golfo, mas exporta mais à América do Norte do que dela importa.
e) América do Sul e Central mantêm relações comerciais assimétricas com a Europa Ocidental, mas importam mais da América do Norte do que para ela exportam.


416

(FGV-SP 2010) O mundo necessita de novas fontes de energia, entre as quais o aproveitamento do lixo. Observe o mapa.
O mapa indica que, em 2020, a produção de energia a partir de resíduos nos países
a) asiáticos será menor que a das Américas.
b) sul-americanos será maior que a da União Europeia.
c) africanos será equivalente à da Oceania.
d) europeus será equivalente à da América do Norte.
e) norte-americanos será maior que a da Ásia.

415

(FGV-SP 2008) "(...) constituíram-se na Idade Média dois poderes que se colocavam acima da autoridade dos reis e dos senhores e, por isso, eram denominados poderes universais: o papado (poder espiritual ou religioso) e o império (poder temporal ou político). A relação entre esses dois poderes foi sempre problemática (...)."
Luiz Koshiba, História – origens, estruturas e processos

Pode ser apontado(a) como um exemplo dessa relação problemática:

a) a promulgação do Edito de Milão, em 313, que reconheceu o poder espiritual do papa e estabeleceu o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, condição revogada pelo imperador Décio, no fim do século IV.
b) o conflito conhecido como a Querela das Investiduras, de 1076, que opôs o papa Gregório VII ao imperador Henrique IV, do Sacro Império, e só foi superado em 1122, com a Concordata de Worms.
c) a determinação do imperador Teodósio I, a partir de 391, em proibir todas as práticas não pagãs, que gerou uma forte perseguição aos cristãos e o poder religioso voltou para a mão do imperador romano.
d) o incentivo dos reinos cristãos, principalmente do Império Carolíngio, em construir mosteiros longes das cidades, o que efetivou a separação entre o poder temporal dos reis e o poder espiritual dos monges e do clero em geral.
e) o apoio decisivo do imperador Constantino à heresia ariana, construída pelos bispos do Oriente, no Concílio de Nicéia (325), que defendia a concepção de que o poder temporal caberia apenas ao soberano romano, mas com o beneplácito do papa.

414

(FGV-SP 2008) "Durante a Antiguidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental."
José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, Toda a História

Acerca da África, na época da chegada dos portugueses em Ceuta, é correto afirmar que:

a) nesse continente havia a presença de alguns Estados organizados, como o reino do Congo, e a exploração de escravos, mas não existia uma sociedade escravista.
b) assim como em parte da Europa, praticava-se a exploração do trabalho servil que, com a presença européia, transformou-se em trabalho escravo.
c) a população se concentrava no litoral e o continente não conhecia formas mais elaboradas de organização política, daí a denominação de povos primitivos.
d) os poucos Estados, organizados pelos bantos, encontravam-se no Norte e economicamente viviam da exploração dos escravos muçulmanos.
e) a escravidão e outras modalidades de trabalho compulsório eram desconhecidas na África e foram introduzidas apenas no século XVI, pelos portugueses e espanhóis.

413

(FGV-SP 2008) "Quando diminuiu a ameaça persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independência ameaçada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia das pólis independentes."
Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, Oficina de História – história integrada

O texto apresenta:

a) as Guerras Médicas.
b) a Guerra de Tróia.
c) a Guerra do Peloponeso.
d) a Primeira Guerra Púnica.
e) a Segunda Diáspora Grega.

412

(UFF)  As lutas religiosas na Europa do século XVI acabaram tendo um dos seus episódios na Baía de Guanabara. Assinale a opção que apresenta corretamente esse episódio.

a) a presença de franceses com a intenção de criar a cidade de Henryville e de estabelecer a França Antártica nas Américas.
b) a presença francesa com o intuito de estabelecer uma rota comercial, tendo como principal produto o pau-brasil e a constituição de uma colônia de luteranos nas Américas.
c) a presença de comerciantes e de piratas franceses com a responsabilidade de apodera-se do pau-brasil, capturar indígenas e estabelecer no Maranhão uma colônia de anabatistas.
d) a presença de franceses com o ideal de expansão dos preceitos anglicanos e o desejo de construir a cidade de Henryville.
e) a presença de franceses com a intenção de combater os católicos e empreender odomínio da área sul das Américas.

411

(FGV-SP 2008) A ligação entre os reformadores com o poder político pode ser verificada por meio:

a) da defesa que o duque Frederico da Saxônia fez de Martinho Lutero e da adesão dos príncipes alemães às teses luteranas.
b) da ação de Henrique VIII que, pautado pela doutrina da predestinação divina, funda a igreja nacional na Inglaterra, mas ainda ligada a Roma.
c) do decisivo apoio político de Martinho Lutero e dos seus seguidores à revolta dos camponeses alemães, em 1524.
d) da efetivação da aliança, a partir de 1533, entre João Calvino e a monarquia francesa, ambos interessados em reforçar o poder da Igreja católica.
e) da interferência da nobreza alemã para que os luteranos e calvinistas se mantivessem fiéis ao papa.

410

(PUC-SP 2013) A fixação do nitrogênio é um processo que possibilita a incorporação do elemento nitrogênio nas cadeias alimentares, a partir do metabolismo dos produtores.A fixação também pode ser realizada industrialmente gerando, entre outros produtos, fertilizantes. A produção do nitrato de amônio (NH4NO3) a partir do gás nitrogênio (N2), presente na atmosfera, envolve algumas etapas. Três delas estão representadas a seguir.

I. N2(g) + 3 H2(g) → 2 NH3(g)
II. 4 NH3(g) + 5 O2(g) → 4 NO(g) + 6 H2O(l)
III. NH3(g) + HNO3(aq) → NH4NO3 (aq) 3 3 4 3

As etapas I, II e III podem ser descritas, respectivamente, como:

a) oxidação do nitrogênio, oxidação da amônia e oxidação da amônia.
b) oxidação do nitrogênio, redução da amônia e neutralização da amônia.
c) redução do nitrogênio, oxidação da amônia e neutralização da amônia.
d) redução do nitrogênio, redução da amônia e redução da amônia.
e) neutralização do nitrogênio, combustão da amônia e acidificação da amônia.

409

(PUC-SP 2013) A combustão completa de 1,0 L de um hidrocarboneto gasoso gera 4,0 L de dióxido de carbono medidos na mesma temperatura e pressão. Sabe-se também que a proporção entre a massa dessa substância e a massa de seus átomos de hidrogênio é de 7:1. A fórmula molecular desse hidrocarboneto é

a) C2H6.
b) C2H4.
c) C4H8.
d) C4H10.
e) C6H6.

408

(PUC-SP 2013) Dados:

Calor de formação do Fe2O3 = 820 kJ/mol
Calor de formação do CO = 110 kJ/mol
Calor de formação do CO2 = 390 kJ/mol
Massa molar (g/mol): Fe = 56; CO = 28; CO2 = 44; Fe2O3 = 160

O ferro metálico é obtido em um alto forno siderúrgico a partir da redução do óxido de ferro (III), na presença de monóxido de carbono. A reação global do processo pode ser representada pela equação:

Fe2O3(s) + 3 CO(g) → 2 Fe(s) + 3 CO2 ΔHr = ?

A partir dos dados fornecidos é possível calcular que na produção de 56 kg de ferro metálico são

a) liberados 1,0 x 10 kJ.
b) liberados 1,6 x 10⁵ kJ.
c) liberados 2,7 x 10⁵ kJ.
d) absorvidos 1,6 x 10⁵ kJ.
e) absorvidos 1,0 x 10 kJ.

407

(PUC-SP 2013) São conhecidas algumas substâncias com a fórmula C3H8O. Analisando o total de isômeros de fórmula C3H8O encontramos

a) um éster e dois ácidos carboxílicos.
b) duas cetonas e dois aldeídos.
c) uma cetona e um aldeído.
d) dois éteres e três álcoois.
e) um éter e dois álcoois.

406

(PUC-SP 2013) Para neutralizar completamente um amostra de 4,0 g de hidróxido de sódio foram necessários 50 mL de uma solução 0,7 mol/L de ácido sulfúrico. O teor de pureza dessa amostra de hidróxido de sódio é de

a) 30%.
b) 35%.
c) 50%.
d) 70%.
e) 100%.

405

(PUC-SP 2013) Dois veículos partiram simultaneamente de dois locais distintos de uma rodovia, distantes entre si 900 km, um em direção ao outro. Sabe-se que, da partida até o instante em que se cruzaram na rodovia:

– um dos veículos rodou à velocidade média de 75 km/h;
– o outro rodou 50 km na primeira hora de percurso, 60 km na segunda, 70 km na terceira e, assim, sucessivamente, segundo os termos de uma progressão aritmética.

Nessas condições, considerando que nenhum dos dois veículos parou durante o trajeto, quanto tempo decorreu até que eles se cruzassem na rodovia?

a) 5 horas e 30 minutos.
b) 6 horas.
c) 7 horas.
d) 8 horas e 30 minutos.
e) 10 horas e 30 minutos.

404

(PUC-SP 2013) Em um sistema de eixos cartesianos ortogonais, seja o paralelogramo ABCD em que A(5, 4), B(– 3, – 2) e C(1, – 5). Se AC é uma das diagonais desse paralelogramo, a medida da outra diagonal, em unidades de comprimento, é:

a) 3(√17)
b) 6(√15)
c) 6(√17)
d) 9(√15)
e) 9(√17)

403

(PUC-SP 2013) Para analisar o desempenho do prefeito de certa cidade em seu primeiro ano de mandato, foi feita uma pesquisa em que 840 moradores foram ouvidos. Considerando que todos os moradores consultados aprovaram (A) ou reprovaram (R) a administração do prefeito, o gráfico de setores, abaixo representado, foi usado para ilustrar o resultado da pesquisa.
Se as mulheres representavam 70% do número de pessoas que aprovaram a gestão do prefeito e 55% do número das que a reprovaram, então, relativamente ao total de pessoas consultadas nessa pesquisa, é correto afirmar que:

a) o número de mulheres é igual a 536.
b) o número de homens é igual a 284.
c) o número de homens que aprovaram a gestão do prefeito é maior do que 180.
d) a diferença entre o número de mulheres e o de homens é menor do que 250.
e) a razão entre o número de homens e o de mulheres, nesta ordem, é 49/91.

402

(PUC-SP 2013) Considere que para estimar o número de habitantes que certo município terá daqui a t anos, contados a partir de hoje, é usada a lei P(t) = 150 000.(5/4)^t+k, em que k é uma constante real. Se, atualmente, tal cidade tem 120 000 habitantes, então sua população chegará a 187 500 pessoas daqui a

a) 1 ano.
b) 1 ano e 6 meses.
c) 2 anos.
d) 2 anos e 6 meses.
e) 3 anos.

401

(PUC-SP 2013) Suponha que um comerciante compre um lote de maçãs ao preço de 3 unidades por R$ 0,60 e as coloque à venda ao preço de 5 unidades por R$ 3,00. Assim sendo, para que ele obtenha o lucro de R$ 26,00, o número de maçãs que deverá vender é:
 
a) 45
b) 50
c) 60
d) 65
e) 70

400

(PUC-SP 2013) Em certa população, um tipo de virose encontrava-se na forma endêmica e, em curto espaço de tempo, tornou-se epidêmica. Considere nos gráficos abaixo, na ordenada, o número de indivíduos doentes dessa população e, na abscissa, o tempo (em meses). Qual dos gráficos corresponde corretamente à situação descrita?


399

(PUC-SP 2013) Uma pessoa apresenta uma rara doença que provoca alterações significativas em suas funções  hepáticas. Assinale o mecanismo abaixo que poderia ser diretamente afetado no organismo dessa pessoa.

a) Digestão de proteínas no estômago.
b) Digestão de carboidratos no duodeno.
c) Produção de suco pancreático.
d) Produção de bile.
e) Produção de suco gástrico.

398

(PUC-SP 2013) Na evolução das plantas constata-se uma redução progressiva da fase haploide, o gametófito. Essa fase é a duradoura ou principal em

a) musgos e a de curta duração ou transitória em samambaias e em plantas com semente.
b) samambaias e a de curta duração ou transitória em musgos e em plantas com semente.
c) musgos e samambaias e a de curta duração ou transitória em plantas com semente.
d) musgos, samambaias e pinheiros e a de curta duração ou transitória em plantas com flor e fruto.
e) plantas com semente e a da curta duração em musgos e samambaias.

397

(PUC-SP 2013) Quais dos processos abaixo ocorrem tanto em células de animais como em células de plantas?

a) Fotólise da água e síntese de glicose a partir de gás carbônico e pentoses.
b) Fotólise da água e liberação de gás carbônico em reações mitocondriais.
c) Liberação de gás carbônico em reações mitocondriais e síntese de glicose a partir de gás carbônico e pentoses.
d) Síntese de ATP dependente de energia luminosa e síntese de proteínas nos ribossomos.
e) Síntese de ATP não dependente de energia luminosa e síntese de proteínas nos ribossomos.

396

(PUC-SP 2013)Em Belo Horizonte, ocorreu um caso raro: uma mulher deu à luz quadrigêmeos, uma menina e três meninos, sem ter feito tratamento para engravidar. Outra raridade, segundo os médicos, está no fato de cada bebê apresentar um tipo sanguíneo distinto, pertencendo um deles ao grupo AB, outro ao A, outro ao B e outro ao O.

A partir dessas informações é possível afirmar que os gêmeos em questão são

a) univitelinos e que um dos genitores pertence ao
grupo A e o outro ao grupo B, sendo ambos heterozigóticos.
b) fraternos e que um dos genitores pertence ao grupo A e o outro ao grupo B, sendo ambos heterozigóticos.
c) univitelinos e que um dos genitores pertence ao grupo A e o outro ao grupo B, sendo ambos homozigóticos.
d) fraternos e que um dos genitores pertence ao grupo A e o outro ao grupo B, sendo ambos homozigóticos.
e) fraternos e que um dos genitores pertence ao grupo AB e o outro ao grupo O.

395

(PUC-SP 2013) “As cerca de mil pessoas desabrigadas com a demolição, em 2011, da favela do Metrô, arredores do Maracanã, são apenas uma fração dos mais de 8 mil brasileiros, que já foram despejados de suas casas em todo país, na preparação para os megaeventos esportivos. Nos próximos quatro anos, mais de 150 mil pessoas ainda deverão entrar nessa soma, que contabiliza os R$ 6 bilhões a serem gastos com obras de infraestrutura e desenvolvimento.”
(Revista SAMUEL. Desapropriações em foco. São Paulo, número 8, 2013. p. 66 )

Na era dos megaeventos esportivos a reestruturação urbana das cidades que recebem os eventos sempre está em questão. A esse respeito é correto dizer que

a) áreas com assentamentos precários, com populações pobres, tendem a ser removidas em benefício de reformas urbanas que nem sempre contemplam as populações preexistentes.
b) cidades brasileiras que vão receber jogos da Copa do Mundo de futebol estão sofrendo reformas urbanas cuja marca principal é a recuperação dos bairros pobres e o investimento em redes de metrô.
c) megaeventos esportivos implicam construção de novas praças esportivas e infraestruturas urbanas, cujos investimentos ficam ao encargo da iniciativa privada, o que termina sendo um prêmio para as cidades.
d) as desapropriações visando à reforma urbana para eventos esportivos estão previstas como políticas habitacionais consentidas, acordadas de antemão com os moradores das áreas de assentamento precário.
e) no caso dos eventos esportivos que várias cidadesbrasileiras vão receber, o desalojamento de habitantes de assentamentos precários não será tão volumoso,pois as cidades escolhidas foram justamente aquelas com menores problemas sociais.

394

(PUC-SP 2013) Veja o gráfico:
O gráfico ajuda a perceber aspectos importantes do quadro geopolítico e econômico mundial. Aesse respeito é correto dizer que

a) o perfil dos gastos militares da China e da Rússia é inversamente proporcional aos índices de crescimento de suas economias.
b) a relativa tendência de estabilidade de gastos militares de Israel e da Arábia Saudita é um bom indicativo do caminho seguro em direção à paz no Oriente Médio.
c) os EUA mantêm a primazia dos gastos militares em função da força da lógica geopolítica que associa interesses econômicos e proteção militar.
d) ainda se notam, no perfil dos gastos militares dos países, elementos que podem ser interpretados como resquícios do período da Guerra Fria.
e) o crescimento expressivo de gastos militares do Brasil no período coincide com a agressiva ação geopolítica do Brasil, na América do Sul e na África.

393

(PUC-SP 2013) “Em 08 de outubro de 2010 a terra tremeu como jamais se havia visto em Mara Rosa, cidade no norte de Goiás [...] o chão balançou tão intensamente a ponto de se tornar difícil ficar em pé. Árvores chacoalharam, paredes trincaram e telhas despencaram das casas. Menos de um minuto mais tarde, os reflexos desse terremoto de magnitude 5, um dos mais fortes registrados nos últimos 30 anos, haviam percorrido 250 quilômetros e alcançado Brasília, onde alguns prédios chegaram a ser desocupados.”
(Pesquisa FAPESP. Por que a terra treme no Brasil. São Paulo: Fapesp, nº207, maio de 2013. p. 45)

Terremotos no Brasil parecem ser surpreendentes se compararmos nosso território com outras regiões do mundo. Isso ocorre porque 

a) em regiões como o Extremo Oriente (Japão, China) a crosta terrestre é bem menos espessa, por isso muito suscetível a rupturas bruscas.
b) no Brasil têm acontecido eventos sísmicos no interior do continente, ao passo que os terremotos em outras regiões acontecem sempre nas zonas litorâneas.
c) o Brasil está sobre um segmento de crosta terrestre menos espesso e mais flexível, logo é pouco sujeito a rupturas bruscas, como é comum em áreas de crosta mais espessa.
d) terremotos são eventos típicos de zonas de contato de placas tectônicas e o território brasileiro se estende no meio de uma placa tectônica.
e) a despeito de o território brasileiro se situar numa zona de convergência de placas tectônicas, os terremotos por aqui são raros, porque essas placas são bem mais estáveis.

392

(PUC-SP 2013)
“Pode parecer estranho afirmar que a atual prioridade para salvar o ameaçado mico-leão-dourado não é aumentar o número de animais na natureza. O que os 1.700 micos remanescentes precisam é de mais florestas [...] Hoje, o habitat da espécie conta com cerca de 10 mil hectares. Entretanto, o ideal é atingir 25 mil hectares.”
(Revista Horizonte Geográfico. http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/1688, acesso 02/06/2013. Edição 146)

Do ponto de vista das políticas ambientais, para salvar o mico-leão-dourado é necessário que

a) as florestas também sejam preservadas transformando-as em áreas naturais protegidas, mas que também se procure criar conexões entre as porções protegidas.
b) se ambiente esse tipo de animal a outras formações vegetais que não só as florestais em vista das dificuldades de mantê-las.
c) se introduza essa espécie em outras formações florestais do país como a Mata Atlântica nordestina e a Amazônia, que estão menos ameaçadas pelo desmatamento.
d) seja incentivada a captura do animal nas florestas ameaçadas pelo desmatamento, para sua reprodução em cativeiro.
e) se mantenha a legislação e as atuais políticas preservacionistas que têm estimulado a manutenção em boas condições da Mata Atlântica, no Estado do Rio de Janeiro.

391

(PUC-SP 2013) Leia com atenção:
“Explorar a Europa de trem é a maneira mais fácil de viajar sem problemas de centro a centro das cidades, no conforto de seu assento, enquanto você curte as paisagens do caminho. Se você estiver planejando visitar muitos países na Europa, então os Passes Eurail podem ser a solução perfeita. O Eurail Passoferece viagens ilimitadas por 27 países em uma rede de 222 mil quilômetros de ferrovia”.
(Rail Europe Connexion. Edição Especial 2013. p. 4)

Comparando o sistema ferroviário europeu com o brasileiro é correto afirmar que

a) tal como na Europa, o sistema ferroviário brasileiro é voltado para o transporte de passageiros e percorre a totalidade do território, com exceção da Amazônia.
b) em razão da extensão territorial do Brasil, nosso sistema ferroviário é bem superior ao sistema europeu, que serve a um território de extensão inferior.
c) o sistema ferroviário europeu é ineficiente pelas diferenças técnicas entre os países, diferentemente do sistema brasileiro facilmente integrável, inclusive com os países vizinhos.
d) as ferrovias brasileiras transportam principalmente cargas e são inferiores em termos tecnológicos em comparação com o sistema ferroviário europeu.
e) no Brasil, os investimentos em ferrovias são uma prioridade dos últimos 20 anos, como meio principal de integração territorial, justamente o oposto do que ocorre na Europa.

390

(PUC-SP 2013) “A importância das palavras entre as sociedades africanas reaparece numa das mais fortes manifestações afro-brasileiras contemporâneas: o rap. O rapsurge em um momento em que a adoção dos valores do mundo branco dominante não é mais vista como necessária no caminho da ascensão social e em que as raízes africanas são valorizadas em vez de negadas.”
Marina de Mello e Souza. África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2007, p. 139.

Podemos afirmar que o rap, como expressão cultural,
a) rejeita todo tipo de engajamento político, defendendo os conceitos de expressão livre e arte pura.
b) celebra a harmonia social e étnica que caracterizou a formação e o desenvolvimento da sociedade brasileira.
c) retoma a tradição da bossa nova e do samba brasileiros, recusando qualquer influência estética estrangeira.
d) valoriza o relato de fatos do cotidiano e denuncia a marginalização de moradores da periferia dos grandes centro urbanos.
e) expressa a voz dos trabalhadores da indústria e sua disposição de preservar a ordem social estabelecida.

389

(PUC-SP 2013) O Brasil conheceu seis Constituições desde a proclamação da República, em 1889. É possível afirmar que a de

a) 1891 limitou o direito de voto aos alfabetizados e maiores de 21 anos e determinou o caráter permanente das Forças Armadas.
b) 1934 determinou a nacionalização das fontes de riquezas minerais e petrolíferas e estimulou a entrada de trabalhadores estrangeiros.
c) 1946 extinguiu o imposto sindical e afirmou o privilégio do poder executivo sobre os poderes legislativo e judiciário.
d) 1967 estabeleceu eleições diretas para a Presidência da República e suprimiu o Conselho de Segurança Nacional.
e) 1988 reinstaurou o parlamentarismo como sistema de governo e reconheceu o direito de voto dos analfabetos.

388

(PUC-SP 2013) As teorias sociais do século XIX surgiram num contexto de avanço da industrialização e mobilização dos trabalhadores em defesa de direitos sociais. Podemos dizer que grande parte das ações desses trabalhadores

a) eram inspiradas nas ideias liberais, que rejeitavam a sociedade industrial e defendiam a liberdade de ação e expressão.
b) reconheciam a inevitabilidade da fábrica como sistema de organização da produção e defendiam a mecanização da agricultura.
c) ocorriam nas cidades e repudiavam as más condições de trabalho e as dificuldades cotidianas de alimentação e moradia.
d) fundamentavam-se em princípios religiosos, que afirmavam a necessidade de o homem viver sempre junto à natureza.
e) buscavam a destruição das fábricas e a valorização do sistema artesanal, mais rentável e produtivo.

387

(PUC-SP 2013) “A descoberta da América talvez tenha sido o feito mais espantoso da história dos homens: abria as portas de um novo tempo, diferente de todos os outros. Entretanto, o achado não foi, de imediato, apreendido na sua novidade.”
Laura de Mello e Souza. O Diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 21. Adaptado.

O texto

a) afirma que “A descoberta da América talvez tenha sido o feito mais espantoso da história dos homens”porque, antes disso, ninguém jamais ousara viajar de um continente a outro.
b) caracteriza a conquista da América como “espantosa”porque ela ocorreu casualmente, uma vez que os europeus não pretendiam buscar novas terras, nem acreditavam na sua existência.
c) afirma que a chegada dos europeus à América “abria as portas de um novo tempo” porque permitiu a internacionalização do comércio e a invenção de formas obrigatórias de trabalho.
d) caracteriza a conquista da América como produto de um tempo “diferente de todos os outros”porque, pela primeira vez, os europeus recorreram à violência para dominar novas terras.
e) afirma que “o achado não foi, de imediato, apreendido na sua novidade”, entre outros motivos, porque alguns viajantes europeus acreditavam que haviam chegado ao Oriente.

386

(PUC-SP 2013) “(...) desapareceu para as cidades helênicas  toda a possibilidade de criação entre si de um Estado  imperial unificado, a despeito da sua recuperação  econômica relativamente rápida dos efeitos da longa  Guerra do Peloponeso: a própria paridade e  multiplicidade de centros urbanos na Grécia neutralizava-as coletivamente para a expansão  externa.”
Perry Anderson. Passagens da antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1980, p. 47. Adaptado.

O texto refere-se aos resultados da Guerra do Peloponeso, que

a) determinou a hegemonia de Esparta sobre as demais cidades-estados gregas, extinguindo a democracia em toda a Grécia.
b) exauriu as cidades-estados gregas, dificultando sua defesa perante ameaças externas e avanços militares dentro e fora da Grécia.
c) estabeleceu o fim da militarização da sociedade espartana e expandiu o modelo democrático ateniense para o restante da Grécia.
d) rompeu o equilíbrio militar e financeiro entre as cidades-estados e facilitou a unificação política nacional.
e) representou a derrocada da monarquia grega, permitindo a instalação e consolidação da república.

385

(ENEM 2011) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da

a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.

384

(ENEM 2011)
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).

O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação de solos. A interpretação dos dados mostra que água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas

a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.

383

(ENEM 2011) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes

a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

382

(ENEM 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto)
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
e) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

381

(ENEM 2011)
Movimento dos Caras-Pintadas
O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor

380

(ENEM 1998) O pH informa a acidez ou a basicidade de uma solução. A escala abaixo apresenta a natureza e o pH de algumas soluções e da água pura, a 25°C.


Uma solução desconhecida estava sendo testada no laboratório por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa solução como um dos parâmetros escolhidos na identificação da solução. Os resultados obtidos estão na tabela abaixo.


Da solução testada pelos alunos, o professor retirou 100ml e adicionou água até completar 200ml de solução diluída. O próximo grupo de alunos a medir o pH deverá encontrar para o mesmo:

a) valores inferiores a 1,0.
b) os mesmos valores.
c) valores entre 5 e 7.
d) valores entre 5 e 3.
e) sempre o valor 7.

379

(ENEM 1998) A tabela a seguir registra a pressão atmosférica em diferentes altitudes, e o gráfico relaciona a pressão de vapor da água em função da temperatura


Um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Assinale a opção correta, considerando a tabela, o gráfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades: 

Natal (RN)-  nível do mar.
Campos do Jordão (SP) - altitude 1628m.
Pico da Neblina (RR) - altitude 3014 m.

A temperatura de ebulição será:

a) maior em Campos do Jordão.
b) menor em Natal.
c) menor no Pico da Neblina.
d) igual em Campos do Jordão e Natal.
e) não dependerá da altitude.

378

(ENEM 1998) A América Latina dos últimos anos insere-se num processo de democratização, oferecendo algumas oportunidades de crescimento econômico-social num contexto de liberdade e dependência econômica internacional. Cuba continua caracterizada por uma organização própria com restrições à liberdade econômica e política, crescimento em alguns aspectos sociais e um embargo econômico americano datado de 1962. Em 1998, o Papa João Paulo II visitou Cuba e depois disse ao cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, e a 13 bispos em visita ao Vaticano que apreciou as mudanças realizadas em Cuba após sua visita à ilha e espera que sejam criados novos espaços legais e sociais, para que a sociedade civil de Cuba possa crescer em autonomia e participação. A resposta internacional ao intercâmbio com Cuba foi boa, mas as autoridades locais mostraram pouco entusiasmo, não estando dispostas a abandonar o sistema socialista monopartidário.

A maioria dos países latino-americanos tem se envolvido, nos últimos anos, em processos de formação socioeconômicos caracterizados por:

a) um processo de democratização à semelhança de Cuba.
b) restrições legais generalizadas à ação da Igreja no continente.
c) um processo de desenvolvimento econômico com restrições generalizadas à liberdade política.
d) excelentes níveis de crescimento econômico.
e) democratização e oferecimento de algumas oportunidades de crescimento econômico.